:: RACHAMANIA | ARRANCADAMANIA ::

Paulista de Arrancada, eu voltei!

IMG_2618Sim, o Paulista de Arrancada está voltando, e na reta oposta! Confira o que foi apresentado na reunião com a organização do evento.

Aconteceu na manhã deste Sábado (10/01) no Autódromo de Interlagos em reunião convocada pela organização, à apresentação do Campeonato Paulista de Arrancada 2015, que depois de uma década volta a acontecer em Interlagos e no lugar onde lá atrás todos já sonharam muito, a reta oposta “abandonada”. À mesa da organização estavam Thiago Pereira – organizador do evento, Fábio Félix Pascoal – diretor de Arrancada da FASP, Emerson Benedito – Diretor de Prova, Sergio Ortega Giovanoni e Chaparral – Comissários Desportivos.

De cara percebe-se que a ideia é mostrar, principalmente aos pilotos órfãos do Paulista de Interlagos, que a organização mudou e está focada em atender e satisfazer os pilotos, desde que as regras que são para todos, sejam respeitadas.

Pouco mais de 30 pessoas, entre pilotos, preparadores e imprensa compareceram à reunião, mas estes 30 fizeram questionamentos muitos pertinentes em todos os aspectos do evento. Dentre eles Caca Daud, Alex Amoroso, Alexandre “Portuga” Lourenço, Rodney Matos, Bruno Cunha, Edvaldo “Picolé” Macedo, João Tasso, entre tantos outros.

Após 10 anos, esperávamos encontrar mais pessoas por lá. O fato de ter acontecido no sábado de manhã pode ter dificultado a ida de alguns, e outros não devem ter ido porque preferem opinar e tumultuar nas redes sociais mesmo.

Ao final da reunião, organização, pilotos e preparadores foram conhecer a pista de perto.

Confira alguns pontos destacados na reunião:

Prova realizada em 2 dias

A prova vai acontecer durante todo o final de semana, e será dividida em treino, tomada de tempo e mata-mata. Na sexta-feira já estará liberada a montagem das tendas das equipes.

Inscrições limitadas em 120 carros

Por questões de estrutura e logística de prova, a organização vai limitar inicialmente o evento em 120 inscrições. De acordo com o andamento da prova na primeira etapa, este número pode aumentar ou diminuir.

Não haverá limitação de carros por categoria

As inscrições serão feitas por ordem de solicitação, portanto, se programe e não deixe para a última hora.

Desafio e Drag Jr.

Não haverá categoria Desafio no Paulista de Arrancada. A ideia da organização é que estes pilotos ingressem pelo Racha em Interlagos/ Drag Race e depois migrem para o Campeonato Paulista em uma categoria específica. Se houver competidores, a categoria Drag Jr. será liberada.

Tratamento de Pista

A pista será tratada com VHT Dominator pela dupla Snaple e Edy, conhecidos por rodarem o Brasil melhorando o grip de importantes pistas de Arrancada.

Cronometragem

A cronometragem será feita pela Cronos Brasil.

Carteira de piloto

Por se tratar de uma prova oficial, os pilotos precisam ser federados. A carteirinha da CBA pode ser feita antecipadamente junto à Federação de seu Automobilismo de seu estado, ou no dia do evento no valor de R$ 480,00 (valor repassado à CBA)

 

Box – Área Técnica

  • O Box ou área técnica, como foi apresentado, terá o acesso restrito às equipes, pilotos e preparadores. Segundo a organização, não serão comercializados ingressos para este setor.
  • Nessa área, não será tolerado o consumo de bebida alcóolica pelos pilotos ou integrantes de sua equipe durante o evento.
  • Cada carro terá direito a um espaço de aproximadamente 3×3 metros.
  • Serão instalados 20 pontos de energia e 5 pontos de água nesta área. Leve extensão e reservatórios para água.
  • Não será permitido churrasqueira ou fogareiros. Equipamentos elétricos estão liberados.
  • Carros de apoio somente para as categorias em que o regulamento permite.
  • A organização deixou claro que haverá seguranças patrimoniais na área de Box durante a noite, mas que estes NÃO terão a responsabilidade com os carros, ferramentas, acessórios, equipamentos, etc., recomendando inclusive a contratação de segurança particular para pernoitar no Autódromo.

Valor da Inscrição

Para nossa surpresa, diferente do que acontece nas redes sociais, a organização pouco foi questionada em relação ao valor da inscrição, que aparentemente assustou muita gente, mas ainda assim fez questão de explicar e justificar o valor, que está acima do praticado em todo o Brasil.

Segundo Thiago Pereira, o valor da inscrição para o Campeonato Paulista de Arrancada 2015 de R$ 600,00 (se feito antecipadamente) se deve a alguns fatores como:

  • Contratação de serviço de pesagem dos veículos
  • Contratação de vistoria
  • Contratação de ambulâncias em quantidade superior ao que é obrigatório, visando o bom andamento da prova
  • Tratamento de pista com VHT e equipe especializada
  • Pagamento de comissários desportivos, técnicos e demais oficiais de prova
  • Taxas administrativas e burocráticas para emissão de alvarás
  • Instalação de arquibancadas
  • Entre outros fatores destacados.

Dúvidas técnicas

Dúvidas com relação ao regulamento e abordagens técnicas podem ser feitas diretamente por ao Sérgio Ortega no e-mail gio_fasp@hotmail.com

Informações e inscrições

As inscrições já estão abertas!

Maiores informações no telefone 11 5666-1478

 


 

Nossa opinião:

  • A organização está empenhada em resgatar o Campeonato Paulista de Arrancada e se mostrou empenhada em atender os pilotos de forma diferenciada, como clientes do evento. (Quem andou em Interlagos antes de 2004 vai entender).
  • A pista é um pouco estreita, mas é bem plana sem jump’s e tem uma área de frenagem aceitável. Com o tratamento vai ser interessante subir essa reta de pé cravado.
  • A decisão de não permitir consumo de bebidas alcoólicas na área de Box é corretíssima. Prova de Arrancada não é passeio no parque. Se vai lá para acelerar, faça isso com o mesmo profissionalismo que exige da organização, do seu preparador, do seu fornecedor de peças.
  • Inscrição cara se comparado ao valor de provas que também investem em tratamento de pista e todos os demais requisitos obrigatórios exigidos pela CBA. Resta saber se Interlagos vai acompanhar o valor das outras pistas, ou se as outras pistas vão acompanhar o valor de Interlagos.

Texto e fotos: Armando Bessado

 

Comente essa matéria

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *