:: ARRANCADAMANIA | RACHAMANIA ::

Nota de falecimento – Iost Riedel

Fernando, Sr.Iost Riedel e Iostinho

É com um enorme pesar que informamos o falecimento do Sr. Iost Riedel. Sr. Iost faleceu em sua residência, na madrugada deste Sábado (26/02). Conhecido das pistas de arrancada e circuitos por seu jeito autêntico de ser, deixava claro seus pensamentos sem muitas delongas.

Um homem aparentemente rústico, mas de um coração enorme!

Em mais de 40 anos dedicados ao automobilismo, contribuiu muito com o automobilismo, sempre apaixonado pelos motores GM 6 cilindros.

Tive a oportunidade de participar de uma de suas turmas do “Curso de Preparação de Motores” e presenciar muitos dos causos contados por ele em sua oficina.

Pessoalmente, sinto pela perda também de um grande amigo, um paizão que sempre perguntava -“Armando, como está sua menininha? Ela está bem?”, se referindo a minha filha.

Recentemente fiz uma matéria com seu Chevette 74, publicada na Revista RaceMaster de Fevereiro/2011, ocasião onde tivemos uma longa conversa sobre sua vida no automobilismo. No último final de semana Sr. Iost participou de sua última prova, na Arrancada de carros de rua realizada no ECPA, em Piracicaba.

Deixamos aqui nossos sinceros sentimentos à Famíla Riedel.

Vá em paz amigo…

22 comentáios

  1. Patrick Ganassin

    02/05/2014 at 22:15

    Uma vez a cerca de 20 anos atras precisei de um comando de corcel 1.4 e ele me perguntou,praquê?Um carro muito velho e defasado,me disse, e eu lhe respondi:Eu quero,preciso do meu velhinho andando bem!
    Ele me deu o valor e nós combinamos,montei o meu motor e ele é muito bom…
    Foi uma pessoa que com todos os seus compromissos parou para me atender, com um modesto comando de um modesto carro velho que roda muito bem até hoje…Não o conheci pessoalmente,só por telefone,mas sempre foi muito atencioso em minhas duvidas e deu várias dicas que uso em minhas preparações até hoje.
    Agradeço muito por sua atenção,sempre.
    Que esteja com o nosso Mestre e que descanse em paz.
    Um forte abraço ,emocionado, em toda sua familia!

    Patrick Ganassin

  2. Luciano Kanyuk

    01/06/2012 at 18:47

    Bem, infelizmente só soube desta triste noticia agora a pouco mais de 1 ano, por intermédio de um amigo e também como eu ex-aluno do Sr. Iost. Ele é um dos poucos homens que conheci que não fazia distinção no tratamento com as pessoas, todos eram e se sentiam especiais para ele!
    Não me tornei profissional da área, por força do destino, mas aprendi o suficiente para realizar com segurança alguns reparos em meus carros. Isso prova que as aulas do Sr. Iost foram além de tudo um trabalho social. Agora ficou claro para mim porque todos diziam que ele era rude mas de um coração enorme, sacrificou muitas vezes seus sábados pelo amor de ensinar mecânica aos seus alunos.

    Seus ensinamentos para sempre serão difundidos e lembrados, pois nós somos multiplicadores do que nos ensinou. Por isso continuará vivo para sempre!

    Descanse em paz Mestre Iost! Pode ter certeza que sua missão nesta vida foi cumprida com louvor!

    Abraço ao filho e familia!

    Luciano kanyuk

  3. alex bauru

    13/02/2012 at 21:40

    nossa fiquei surpreso a muito tempo não falava mais com ele ,sou de bauru sp sai daqui par ir conheçer a oficina dele ou melhor atelier que por sinal muito bem recebido e no almoço comemos pão com mortadele rs … uma abraço a familia …………..

  4. marco aniceto

    31/07/2011 at 16:53

    Ali um grande preparador,me disse observe e analize.Fica com deus Sr.iost.

  5. Cara...

    07/04/2011 at 15:38

    Estou sem palavras…morei muitos anos no mesmo bairro, e quando tinha tempo dava uma passadinha por lá para ver o Sr Iost e seu chevettinho…infelizmente não consegui fazer o seu curso de preparação, mas ele sempre me mostrava a sala de aula, os equipamentos, tudo o que eu iria aprender com ele….dava risada quando dizia que ele não era a Dona Benta, e que não ensinava receita de bolo…rsrsrs….mas que ensinaria como preparar um bom motor! Vou ter para sempre na minha memória a última tarde que passei com ele de sábado, ensolarado, na rua conversado, o capo do chevette aberto e ele me mostrando cada detalhe, ao lado de seu filho….nos veremos no céu com certeza seu Iost…

    Fabio Santos

  6. Rafael Ribeiro

    15/03/2011 at 18:07

    Sr. Iost era uma pessoa inigalavel. Tanto por sua enorme competencia nas pistas, bem como pela sua experiencia de vida. Aos sabados, além de ministrar as aulas de mecanica, passava suas experiencias de vida e otimos conselhos. Foi muito além de um professor. Foi um grande amigo, seu jeitão rude e com um coração enorme. Agradeço por ter tido a oportunidade de conhece-lo. Com certeza, deixara muitas saudades entre nós.
    Fique com Deus grande Sr. Iost…..

  7. Elias Chediek Jr

    12/03/2011 at 20:10

    Sr. Iost foi um grande Pai para mim, me acolhendo quando ainda estava com 19 anos em 1995 em SP, no curso de preparação. Eu não saia da oficina e ele sempre muito atencioso, preocupado. Uma grande perda, sem duvida, não só para o mundo da mecanica, mas para o mundo todo. Grande homem, sinônimo de honestidade, garra, profissionalismo e bondade. Aos familiares, toda a força do mundo. Ao Iostinho, que siga o maravilhoso caminho deixado pelo pai. Que o Sr vá com Deus Sr. Iost.

  8. Rodolpho

    09/03/2011 at 20:31

    La se vai o ( UNICO MESTRE DOS MESTRES DOS MOTORES 6cc em LINHA ) e outras mecanicas tambem. Eu tenho um cabeçote feito pelo Sr: Iost o qual NUNCA me deu problema nenhum. Pois quando falo que o pulmão do meu carro tem a mão do celebre Sr Iost todos falão : Ai esta o segredo,o melhor dos melhores foi que fez. Sem palavras… Estou muito triste,pois tive pouco contato com o Sr Iost mas o que eu tive foi o suficiente para levar vossos conselhos para o resto da minha vida referente a (TUDO) Sem duvidas um GRANDE AMIGO e com um coração que poucos HOMENS tem Todos nos do mundo da arrancada sentiremos MUITO sua falta. Descanse em paz Sr Iost TE AMAMOS.

  9. Rogers

    07/03/2011 at 16:32

    Sr. IOST o pai dos motores . que descan-c em paz … esse cara uns dos poucos homens que gostava muito do que faziA … so quem conheceu pra falar … nao tenhu muitas palavras pq agora estou em prantos aki . fique com Deus … amigo iost.

  10. Clodoaldo

    06/03/2011 at 23:19

    Perdi o meu melhor professor de mecanica e preparaçoes,um verdadeiro bau de sabedoria,modestia parte o melhor que conheci,que DEUS ilumine sua vida la em cima SR IOST.que todo seu conhecimento seja transferido para o Iostinho seu filho,que com serteza vai caminhar o seu caminho,com muita raça e determinaçao.Tenho o maior orgulho de ter o meu diploma de preparaçao colocado na minha oficina com a sua assinatura,e vou fazer mais com o Iostinho que tera o seu espirito Amem.

  11. Fernando

    02/03/2011 at 15:45

    Gostaria de Informar que a missa de 7º dia do Sr. Iost Riedel será realizada na próxima sexta feira dia 04/03 às 19:00 hrs.
    Local: Paróquia Santa Gertrudes.
    Rua Toninhas, 16 (Referência 2 ruas acima da oficina)

    Abraços Família Iost Riedel.

  12. Fernando

    01/03/2011 at 3:28

    A chama nunca apagará… Chegou a nossa hora de mostrar o que aprendemos ao lado do nosso amigo… mestre… e pai… Tenho certeza absoluta que isso é o que ele mais deseja e sempre estará olhando por nós…
    Se hoje me perguntassem qual o maior ensinamento que o Sr. Iost me deixou, responderia com a frase que muitos dos grandes e verdadeiros amigos já escutaram…” O Homem que que não tem gratidão não tem caráter “. Por isso afirmo que sou grato e 2 pessoas… a Deus por ter te colocado em minha vida e ao Sr. por ser o Pai que nunca tive…
    Eternamente Iost Riedel…
    E venho informar que amanhã estaremos de portão aberto… vamos em busca da tão famosa receita da “cavalaria em pó” do Sr. Iost… rs
    Abraços a todos amigos que nos apoiaram nesse momento difícil.

  13. Rodrigo Bernardo

    28/02/2011 at 23:51

    Lembro de uma das varias vezes em que cheguei na oficina e conversando com o Sr Iost acabei encostando no chevette, e ele disse “filho, cuidado ao encostar aí”…

    Sr Iost, sentiremos sua falta….descanse em paz amigo!!!!

  14. alcy junior

    28/02/2011 at 20:58

    Seu Iost foi e sempre será o melhor preparador de motores e formador de profisionais. Tudo que aprendi nesta profissão devo a ele. Principalmente a honestidade,coisa difícil de se encontrar em nossa área.Obrigado por tudo mestre descanse en paz.Equipe Ferraro Maceio Alagoas.

  15. Higor Marques

    28/02/2011 at 17:18

    Bom sem palavras ao acontecido, So queria deixar um forte abraço oa Iostinho e familiares pela perca.
    Iost que Deus esteja cuidando bem de vc ai no ceu…
    São os votos de Higor Marques e uma pessoa que te considera como Pai por ter vivido todos esses dias junto com você.
    João Antonio Marques

  16. sandro sanches

    28/02/2011 at 15:26

    Vai um grande amigo dei muito trabalho para ele com os meus cabeçotes em sua banca de fluxo fica com DEUS SR. IOST

  17. Valcir Moreira

    27/02/2011 at 22:20

    Falar do Sr. Iost não é difícil pra mim. Estávamos muito próximos e ele era o chefe da nossa equipe…. Ele era uma das pessoas mais honestas que conheci. Um homem justo, autentico e com muito conhecimento e segurança no que fazia… Sempre me deu bons conselhos e irei com certeza colocá-los em prática.
    Que descance em paz… E a família Riedel todo o meu carinho e respeito!! Estamos juntos!! Sempre!!!

  18. Alexandre (CAVACO)

    27/02/2011 at 8:52

    O curso começava 20:00 ele falava explicava com a maior paciencia, era agradavel velo falar, no finalzinho do curso ele acendia o cigarro sentava na cadeira e começava a melhor parte do curso as histórias de Seu Iost, quem conhecia ou fez os cursos dele sabe do que to falando, cara muito simples humilde, o céu ganha mais uma estrela descanse em paz mestre.

  19. Anderson teixeira

    26/02/2011 at 20:35

    So posso dizer que era um dos preparadores mais honestos e serio q conheci, um mestre, sempre q eu ia la conversavamos, sempre q ligava ele perguntava de minha filha, saude, etc

    Quarta liguei e falei : Dr Iost como esta tudo bem ?
    E ele respondeu : Tudo otimo eu estou vivo…..

    Estou muito chateado e acho q o motor do meu carro foi um dos ultimos q ele mexeu…

    Forca pro filho e familiares !!!

  20. Fernando

    26/02/2011 at 19:16

    Gostaria de informar que seu velório será realizado hoje no Cemitério de Santo Amaro ( Rua: Ministro Cardoso Alves, 186 ) à partir da 23:00 hs.

    E seu enterro será realizado amanhã (27/02/11) às 09:00 hs.

    Abraços da Família Iost Riedel.

  21. vitor carlos prante

    26/02/2011 at 18:26

    Perdemos um grande preparador. Durante anos reconhecido pelo ótimo trabalho que desenvolveu. Que descanse em paz!!!!

  22. Marcelo Louro MOLA

    26/02/2011 at 18:09

    Sr Iost Riedel foi para mim um segundo Pai! dentro e fora das pista, falando de preparação ou não… passei muitas tardes nesses ultimos anos em sua companhia e ao contrário do que talvez era óbvio, falavamos mto pouco sobre preparação, etc.
    Ver o sorriso em seu rosto era fascinante coisa que vinha acontecendo com mais frequencia ultimamente… risadas e até gargalhadas com diversas piadas…quando o sorriso vinha pelos resultados dos carros, esse sim dava gosto de ver!
    Posso dizer sem medo de errar que Automobilismo nacional perdeu hoje um dos maiores preparadores de motores e preparador de preparadores do Brasil!
    Lembro que algumas pessoas me perguntava porque eu queria tanto andar com o motor do Sr Iost e a resposta era imediata:
    Lá os motores não são um amontoados de peças, cada porca tem sentido, cada milimetro de qualquer coisa era mto estudado e a principal questão era o amor que ele fechava seus motores, já repeti isso muitas vezes, “Meu carro é movido a amor e competência” e o resultado disso todos puderão ver na pista!
    Obrigado amado amigo por tudo, descanse em Paz!

Comente essa matéria

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>